sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Instalando servidor Apache no Windows

O Apache é um servidor HTTP de código fonte livre para sistemas operacionais modernos incluindo Unix, Microsoft Windows e Mac OS/X. O principal objetivo do projeto é fornecer um servidor seguro, eficiente e extensível que provê serviços HTTP observando os padrões HTTP atuais. Lançado em abril de 1996, o Apache tem sido o servidor web mais popular na Internet.

O intuito deste post é criar um manual de instalação para o Apache, permitindo que seja possível a publicação de páginas HTML e o redirecionamento para módulos como PHP ou Java, dentre outras linguagens.

Índice

  • Pré-requisitos
  • Instalação do Apache
  • Configurações do Apache
  • Validando a Configuração

Pré-requisitos

A Apache Software Foundation não costuma igualar as versões do Apache para os sistemas operacionais Windows e Linux, por isso a versão para Microsoft Windows geralmente tem o lançamento atrasado. E além do mais, as versões windows precisam  que se tenha instalado o pacote Visual C++ Redistributable do Microsoft Visual Studio.

A versão do pacote Visual C++, chamado de VC, depende da versão que se queira instalar do Apache.

Portanto,  devemos ir ao site http://www.apachelounge.com/download/ e baixar a última versão disponível. No próprio site é informado qual a versão do VC deve ser usada com a versão desejada do Apache.

Instalação do Apache

Após o download, descompacte os arquivos um diretório de sua preferência, apenas lembre-se do lugar exato, pois precisaremos no momento da configuração. Como exemplo será exibido a instalação no diretório raiz  (barra) do disco C em C:\Apache24, conforme Figura 1 abaixo.

apache-windows-descompactacaoFigura 1 - Local de descompactação do arquivo zip do Apache

Configurações do Apache

Após descompactar os arquivos do Apache, vamos agora realizar a configuração do nosso servidor, acesse a pasta recém criada ( no meu caso é: C:\Apache24) e encontre e abra o arquivo httpd.conf (esse é o arquivo responsável pelas configurações do Apache), o qual está localizado dentro da pasta conf, conforme pode ser visto na Figura 2 abaixo.

apache-windows-descompactacaoFigura 2 - Localização do arquivo httpd.conf

Abaixo será mostrado parte do que é possível configurar no Apache:
  • Diretório raiz do Apache:
  • Bind de ip e porta:
  • Diretório de Documentos(Sites)

Diretório raiz do Apache: É a diretiva de nome "ServerRoot", é o diretório no qual os arquivos de configuração, erros, e log são guardados. No nosso caso é c:/Apache24, você de alterar o valor para onde foi descompactado os arquivos do apache conforme na Figura 1.

Bind de IP e Porta: É a diretiva de nome "Listen", permite amarrar o serviço do apache à um IP e/ou à uma porta específicos, o valor padrão é amarrar o serviço à porta 80. Quando o valor da porta é alterado para diferente de 80, o valor da porta deve aparecer explicitamente na URL da barra de endereços do navegador, ex: http:site:<porta>.com

Em nosso caso deixamos o valor padrão que é escutar a porta 80, porém no nosso caso tivemos que alterar, pois a diretiva Listen só continha a porta, portanto, precisamos alterar o a diretiva Listen para: "127.0.0.1:80".

Diretórios de Documentos (Sites): É a diretiva de nome "DocumentRoot". Por padrão é o diretório htdocs, então se quiser começar a servir páginas, basta adicioná-las nesse diretório. Ao se alterar o valor desta diretiva, a tag <Directory></Directory> deverá ter o endereço alterado para condizer com o novo valor da diretiva DocumentRoot. Caso o endereço das duas chaves não seja o mesmo, o servidor não irá funcionar.

Endereço de e-mail do administrador: É a diretiva de nome "ServerAdmin" é um endereço de e-mail que aparecerá em algumas páginas de erros geradas pelo servidor caso algum problema apareça, para que as pessoas possam entrar em contato com o administrador.

Validando a Configuração

Para verificar se está tudo funcionando, vamos testar a configuração do Apache seguindo os seguintes passos:

  1. Abra oprompt de comando do Windows
  2. Digite "cd <caminho_apache>" e tecle enter(no nosso caso foi "cd c:/Apache24", mas você deve digitar o endereço de descompactação, vide seção de instação).
  3. Agora digite "cd /bin" e aperte enter
  4. O comando que testa a sintaxe do arquivo httpd é: "httpd -t"

Se o arquivo httpd.conf estiver correto, o resultado deverá ser "Syntax ok".
Não feche o prompt de comando do Windows.

Após a confirmação da sintaxe, vamos iniciar o serviço do apache. Para isso, basta que se digite "httpd.exe". Com o servidor sendo executado, basta digitar o endereço do servidor no browser: http://localhost ou http://127.0.0.1, conforme Figura 3 abaixo.

apache-windows-rodandoFigura 3 - Serviço HTTP do Apache sendo executado

Conclusão

Claro que essa página não contém toda a documentação do Apache, porém com as informações passadas, já é possível  começar a servir páginas html. Ensinamos também a configurar o diretório padrão de documentos, o nome pelo qual o servidor se identificará e o e-mail do administrador do Apache. Mas note que essas informações como e-mail do administrador, diretório de documentos e nome do servidor, são configurações globais que podem ser sobrescritas com um conceito muito útil do Apache que é o conceito de servidores virtuais, assunto do próximo post.

Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário